sexta-feira, 31 de agosto de 2012

CNF - 31/08/2012 - PT-MUE. Boeing 777-32WER (CN: 38886) (LN: 1036).

NOVO BOEING 777 DA TAM CHEGOU AO BRASIL HOJE





O POASPOTTER AGRADECE AO AMIGO MARCOS JUNGLAS POR MAIS UMA COLABORAÇÃO.



ABAIXO VIDEOS DO PT-MUE EM KPAE (PAINE FIELD) DURANTE OS TESTES FINAIS ANTES DO VOO PARA O BRASIL.

Publicado em 21/08/2012 por 
PT-MUE taxi test at Paine Field August 21, 2012.


Publicado em 21/08/2012 por 
PT-MUE returning to Paine Field after a customer flight August 21, 2012.

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

30/08/2012 - AZUL E TRIP ANUNCIAM NOVA MARCA


A companhia resultante da união entre a Azul Linhas Aéreas e a Trip Linhas Aéreas divulga a nova marca: Azul. Pesquisas – encomendadas pelas empresas- apontaram que a Azul detém hoje uma marca com maior presença e, portanto, com maior conhecimento no Brasil e no mundo. Para simbolizar a união entre as duas companhias, uma nova identidade visual foi criada, trazendo elementos da Trip que preservam o legado desta marca no novo logotipo.

Para David Neeleman, CEO e presidente do Conselho da Azul Linhas Aéreas, escolher entre os dois nomes foi uma decisão difícil. “Ambas as companhias foram hábeis nessa relação e por isso construíram marcas que comunicam os atributos a ela desejados. Logo, a dificuldade de optarmos por uma”, conclui Neeleman.

“Estou contente com a definição e adoção de uma marca unificada. Isto nos tornará muito fortes, maximizará nossos investimentos, e acima de tudo representará um legado unificado” diz José Mário Caprioli, presidente da Trip Linhas Aéreas.

O logotipo da Azul passará por modificações. A letra “U” na palavra “Azul” passa a ser grafada em tons contrastantes com as letras “A”, “Z” e “L”, de forma a evocar a logotipia atual da Trip, onde a letra “I” é grafada em tonalidades distintas das letras “T”, R” e “P”. Além de remeter ao logo da Trip, a letra “U” destacada em outra tonalidade simboliza a “união” das duas companhias em torno do objetivo de ser a companhia número 1 na escolha dos Clientes. Há ainda outra mudança: as expressões “Linhas Aéreas Brasileiras” e “Brazilian Airlines”, que hoje fazem parte da marca, deixam de existir, uma vez que a empresa já se consolidou como uma companhia aérea e brasileira.

Imagens: Mauricio Sato

As duas empresas manterão suas marcas por mais algum tempo, porém, passam a incorporar uma assinatura e um selo alusivo ao momento de integração nas aeronaves, cujo tema é “Azul e Trip: juntas pelo Brasil.” Os novos aviões, encomendados pelas duas aéreas, já sairão de fábrica ostentando a nova identidade unificada. Quanto aos aviões já existentes nas malhas das empresas, esses receberão gradativamente a nova identidade unificada quando do cumprimento dos trabalhos de manutenção e repintura, programados para acontecer ao longo dos próximos anos. A expectativa é de que em dois anos toda a frota esteja sob a nova marca.

Imagens: Mauricio Sato

Algumas ações serão feitas em homenagem às empresas, com o objetivo de que suas atuais marcas sejam lembradas após o surgimento da nova companhia. Como já é tradição da Azul “batizar” suas aeronaves, os aviões da Trip ganharão “padrinhos e madrinhas”, que darão nomes aos aviões, e terão uma faixa na cor prata, elemento presente na identidade atual da empresa. Além disso, um Embraer e um ATR da Trip serão mantidos com as pinturas atuais, para todo o sempre. Por fim, um Embraer 195 ganhará uma pintura especial tendo como base a cor prata, presente na identidade da Trip, simbolizando a união das duas empresas.

Imagens: Mauricio Sato

Uniformes – Para deixar clara a mensagem de união, as companhias resolveram adotar os uniformes hoje utilizados por cada um em diferentes áreas. Dessa forma, os técnicos de manutenção de ambas as empresas passarão a utilizar os uniformes hoje empregados pela Azultec, a divisão de manutenção da Azul. Em contrapartida, toda a equipe de solo, das duas empresas, passarão a vestir o uniforme recentemente desenvolvido para a Trip pela estilista Teresa Santos, que será responsável também por criar um novo uniforme para os comissários na nova companhia. A unidade de cargas, a Azul Cargo, manterá o seu atual traje, com a mudança da marca. O uniforme para pilotos ainda está em definição.

As companhias passam a adotar as cores “azul médio” (no jargão interno, o “azul Trip”) como cor de suporte, assim como o uso pontual da cor cinza-prateado, outra referência direta à identidade atual da Trip. O novo padrão sera gradativamente aplicado a veículos, equipamentos de apoio em solo, edifícios,
balcões de aeroportos, materiais impressos e peças promocionais, de acordo com o cronograma estipulado pelas autoridades governamentais.

O trabalho de implantação de uma única identidade corporativa para as duas companhias encontra-se em fase de preparação e desenvolvimento de sua normatização para eventual aplicação. Quando da aprovação do acordo pelas autoridades, ele será gradativamente adotado.

"Nossa intenção foi a de promover a continuidade do incrível legado que ambas as companhias aportam. Ainda que jovens – a Trip tem somente 14 anos e a Azul menos de quatro anos de idade – trabalhamos para que as duas marcas fossem promovidas e lembradas, com a inclusão de elementos das duas em todo o trabalho de identidade visual nesta nova fase de unificação das companhias” afirma
Gianfranco Beting, diretor de Comunicação, Marca e Produto da Azul.

POA - 30/08/2012 - LUA CHEIA (20:45LT)


POA - 30/08/2012 - A CAMINHO DE POA...


PAE - 29/08/2012 - HL7610 Korean Air Cargo 747-8F Landing



Publicado em 29/08/2012 por 
HL7610 returning to Paine Field from a test flight August 29, 2012.

PAE - 29/08/2012 - LX-VCF Cargolux 747-8F Taxi Test

Publicado em 29/08/2012 por 
LX-VCF taxi test at Paine Field August 29, 2012.

PAE - 29/08/2012 - JA815A ANA 787 First Flight



Publicado em 29/08/2012 por 
JA815A first flight from Paine Field August 29, 2012.

segunda-feira, 27 de agosto de 2012

POA - 27/08/2012 - PR-VBZ Varig Boeing 737-73A (WL) (CN: 28500) (Ex: N739AL)


POA - 27/08/2012 - PT-MZB TAM Linhas Aéreas Airbus A319-132 (CN: 1010)



POA - 27/08/2012 - PP-FSJ HAWKER BEECHCRAFT G58 (CN: TH-2279)


POA - 27/08/2012 - PR-GUL Gol Transportes Aéreos Boeing 737-8EH (SFP) (WL) (CN 35845)


POA - 27/08/2012 - PT-MZW TAM Linhas Aéreas Airbus A320-232 (CN: 1580)


POA - 27/08/2012 - PT-MXH TAM Airbus A321-231 (CN 4570)



POA - 27/08/2012 - PR-WJO Webjet Linhas Aereas Boeing 737-3Q8 (CN 26295) (Ex B-2937 N295AN)


POA - 27/08/2012 - PR-AZH AZUL Embraer ERJ-190AR (ERJ-190-100 IGW) (CN 19000330)


POA - 27/08/2012 - PR-GOM GOL Linhas Aéreas Boeing 737-76N (CN: 28613)


POA - 27/08/2012 - PR-AYF Azul Linhas Aéreas Brasileiras Embraer 190-200IGW (CN: 19000353)


POA - 27/08/2012 - FLORIDA WEST

sábado, 25 de agosto de 2012

25/08/2012 - Primeiro homem a pisar na Lua, Neil Armstrong morre aos 82 anos.


Morreu aos 82 anos nos Estados Unidos, neste sábado (25/08), o astronauta mais famoso do mundo, Neil Armstrong. A informação foi divulgada pela família dele, que ficou conhecido pela façanha de ser o primeiro homem a pisar em outro corpo celeste.

Armstrong tinha passado no último dia 7 por uma cirurgia de emergência no coração. A intervenção foi realizada após médicos detectarem quatro artérias comprometidas. Desde então, ele se encontrava em recuperação em um hospital de Cincinatti, cidade onde vivia com a esposa.
"Um pequeno passo para um homem, um grande salto para a humanidade."
A frase acima, que o você com certeza já ouviu, foi proferida por Armstrong em 20 de julho de 1969. Nesta data, o então comandante da Apollo 11 sacramentava a missão que chegou ao satélite natural do planeta Terra.
Câmera de TV externa do Módulo Lunar Eagle mostra Neil Armstrong pisando na Lua. (Fonte: NASA)

Armstrong durante uma palestra no Centro Espacial Kennedy, em 1999, na comemoração dos 30 anos do primeiro pouso na Lua.
(Fonte: NASA)

Mais informações:

POA - 25/08/2012 - ZS-BBM SOLENTA AVIATION EMB145LU

O EMB-145 antes operado PASSAREDO com a matrícula PR-PSH e que se encontra na TAP M&E recebeu a matricula sul-africana ZS-BBM e será operado pela SOLENTA AVIATION.

A Solenta Aviation é uma companhia aérea com sede em Joanesburgo, África do Sul, com a sua base de manutenção em Lanseria International Airport. A empresa foi fundada em 2002 e opera vôos de carga em rotas regionais em todo o África sub-saariana, em nome da DHL Aviation, bem como charter de passageiros e serviços de arrendamento de aeronaves.

A Solenta Aviação adotou um modelo de negócios decentralizado, sendo assim capaz de oferecer flexíveis vôos de curta distância de carga. Desde a sua casa e base de manutenção no Aeroporto Internacional Lanseria, opera uma infinidade de voos da DHL em rotas domésticas, bem como em Mocambique, Zâmbia e Zimbabwe utilizando uma frota de Beechcraft 1900 e Cessna 208 Caravan aviões de carga.

Existem várias filiais ao abrigo de licenças de companhias aéreas distintas:
  • Em 2006, Solenta Aviação Gabão foi criada, que tem sede em Libreville, e operando a partir de Libreville Aeroporto Internacional, com um ATR 42 e um Beechcraft 1900
  • Solenta Aviação Costa do Marfim é baseada em Abidjan e opera duas aeronaves ATR 42 da DHL Worldwide Express.
  • Solenta Aviação Quênia Ltd. Opera dois Cessna 208 Caravan em configuração de carga de Jomo Kenyatta International Airport inNairobi para voos da DHL e serviços de arrendamento de aeronaves.
  • Solenta Aviação Zimbabwe opera três Cessna 208 Caravan no Aeroporto Internacional de Harare que liga Harare, Kariba, Bumi Hills, Hwange e Victoria Falls.

Outras aeronaves se baseiam e operava a partir de vários outros aeroportos:
  • Três Beechcraft 1900 estão estacionados no Aeroporto Internacional de Kotoka em Accra, no Gana, para voos de passageiros para as indústrias de petróleo e de turismo, bem como on-demand charters.
  • Em Amã, na Jordânia, um Beechcraft 1900 é baseado no Aeroporto Internacional de Marka principalmente para missões de ajuda humanitária.
  • Em Arbil, no Iraque, um Beechcraft 1900 é baseado no Aeroporto Internacional de Arbil principalmente para missões de ajuda humanitária.
  • Em Conacri, Guiné, um Beechcraft 1900 é baseado no Aeroporto Internacional de Conakry operado em nome de uma empresa de mineração.
  • Um Beechcraft 1900 é operado para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha em Cabul, no Afeganistão.
  • Outros sete Beechcraft 1900 são operados em nome da Air Express Argélia de Oued Irará -. Krim Belkacem aeroporto de Hassi Messaoud.
  • Um Beechcraft 1900 é operado para o Comitê Internacional da Cruz Vermelha missão em Peshawar, no Paquistão.
  • Dois Beechcraft 1900 estão operando uma rede de rotas da DHL em Zâmbia e Zimbabwe de Aeroporto Internacional de Joanesburgo.
  • Um ATR 42 é baseado em Lomé-Tokoin Aeroporto, em Lomé, Togo para voos de carga da DHL toda a África Ocidental.
  • Um ATR 42 e um ATR 72, operado em nome da Comair (África do Sul) para fora do Aeroporto Internacional de Joanesburgo e Internacional Lanseria Airport.
  • Dois ERJ 145 são operados por duas companhias de petróleo fora do Aeroporto Internacional de Joanesburgo.

ZS-BBI Untitled (Solenta Aviation) Embraer EMB-145LR (ERJ-145LR) (CN 145223)
Johannesburg - OR Tambo International (Jan Smuts) (JNB / FAJS) South Africa, July 13, 2012.
 
ZS-LUC ATR 42-320 Solenta Aviation (CN 032)
  Johannesburg - OR Tambo International (JNB / FAJS), South Africa - 12/12/2010.

 ZS-XCB ATR 72-212 Solenta Aviation  (CN 460) 
Johannesburg - OR Tambo International (JNB / FAJS), South Africa - 03/01/2011.

ZS-PJX DHL (Solenta Aviation) Beech 1900D  (CN UE-102)
Johannesburg - OR Tambo International (Jan Smuts) (JNB / FAJS) - South Africa, November 25, 2008


Frota da Solenta Aviation
Aeronave
Em serviço
ATR 42
5
ATR 72
1
Beechcraft 1900
20
Cessna 208
5
Embraer ERJ 145
2


Total
33
Mapa com os países onde a Solenta possui operações.

Mais informações sobre o PR-PSH aqui.

PAE -24/08/2012 - D-ABYD Lufthansa 747-8i Delivery Flight



Publicado em 24/08/2012 por 
D-ABYD delivery flight Paine Field to Frankfurt August 24, 2012.

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

POA - 24/08/2012 - PT-MZV IRÁ PARA PACIFIC ROYALE AIRWAYS

O Airbus PT-MZV que chegou a SBPA na noite de 31/07/2012 e foi direto para TAP M&E será pintado nas cores do seu novo operador a PACIFIC ROYALE AIRWAYS. 

FABRICANTE
AIRBUS



TIPO
A320-232



MSN
758



FF
14.11.1997



HISTÓRICO
F-WWDC
AIRBUS AIRLINERS
NTU
09.01.1998

EI-TLO
TRANSAER
DD
29.01.1998

EI-TLO
NOVAIR AIRLINES
DD
01.05.1998

EI-TLO
TRANSAER
DD
07.11.1998

EI-TLO
AEROPOSTAL*
DD
04.1999

EI-TLO
TRANSAER
DD
04.1999

EI-TLO
BRITANNIA AIRWAYS
DD
11.1999

EI-TLO
TRANSAER
DD
11.1999

EI-TLO
SHOROUK AIR
DD
2000

EI-TLO
TRANSAER
DD
13.04.2000

EI-TLO
AIR BERLIN
DD
30.04.2000

EI-TLO
TRANSAER
DD
01.05.2000

EI-TLO
BRITANNIA AIRWAYS
DD




LS
20.10.2000
Menorca-Stansted (BY467B)
EI-TLO
TRANSAER
DD
21.10.2000

A7-AHN
QATAR AIRWAYS
DD
11.2000
SC EK-JS
N758SL
WELLS FARGO BANK NORTHWEST



PT-MZV
TAM
DD
20.07.2001



WFO
31.07.2012
CHEGOU A SBPA CHECK DE DEVOLUÇÃO NA TAP M&E

Fundada em 11/2011 esta sediada na Indonésia. Recebeu sua licença de voo em 11/2011 e o certificado formal de operador aéreo (AOC) em 05/2012. Iniciou as operações em 11/06/2012 com seus dois Fokker F.27 Mk050 (Fokker 50) (PK-PRA e PK-PRB) e já conta com uma malha de 62 voos domésticos e 11 internacionais. Planeja utilizar os Fokker nas rotas domésticas de menor demanda, A320 nas rotas domésticas de maior demanda e rotas internacionais e o A330 nas rotas internacionais mais longas. 

21/04/2012 - PK-PRA Fokker F-50 - Hussein Sastranegara WIAA - Bandung - Indonesia.

21/04/2012 - PK-PRB Fokker F-50 - Hussein Sastranegara WIAA - Bandung - Indonesia.

13/03/2012 - PK-PRB  Fokker F-50 - Hussein Sastranegara WIAA – Bandung – Indonesia.


Frota da Pacific Royale Airways em 15/03/2012
Aircraft
Em Operação
Pedidos
Passageiros
Fokker 50
2
3
58
Airbus A320-200
0
4
180
Airbus A330-300
0
1
TBA
Total
3
7


POA - 24/08/2012 - Condições Meteorológicas em SBPA/POA

SBPA 241300Z 06008KT CAVOK 25/12 Q1020
2012/08/24 06:39
SBPA 240030Z 2406/2506 09005KT CAVOK TN17/2409Z TX33/2418Z 
TEMPO 2412/2421 35008KT 
BECMG 2421/2423 03008KT 9999 FEW040 PROB30 
TEMPO 2502/2506 0 3012KT 8000 RA SCT012 BKN040 
RMK PDW


Fonte: http://pt.flightaware.com/resources/airport/SBPA/weather

PAE - 23/08/2012 - Boeing Everett Flightline

PAE - 23/08/2012 - JA814A ANA 787 First Flight



Publicado em 23/08/2012 por 
JA814A first flight from Paine Field August 23, 2012.

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Qantas cancelou encomenda de 35 Boeing 787

Fonte: Boeing

A companhia aérea australiana Qantas cancelou a encomenda de 35 Boeing 787-9 depois de ter registado perdas líquidas de 244 milhões de dólares australianos (205 milhões de euros) nos últimos 12 meses.
Estas são as primeiras perdas anuais registadas pela Qantas desde a sua privatização, em 1995, e são atribuídas pela companhia aos elevados preços do combustível e à concorrência de outras empresas.
No ano passado, a Qantas registou um lucro líquido de 250 milhões de dólares australianos (210 milhões de euros).
Apesar dos maus resultados, a filial de low cost da companhia Jetstar continua a ganhar altura com um lucro de mais de 502 milhões euros.
O cancelamento da encomenda de 35 Boeing vai permitir a companhia reduzir as despesas de investimento em 8,5 mil milhões de dólares norte-americanos.
“A Qantas continua a praticar uma gestão disciplinada do capital e, na perspectiva de se tornar de novo lucrativa a Qantas International, é uma decisão prudente”, disse o seu director-geral, Alan Joyce.
“O Boeing 787 é um excelente aparelho e continua a ser importante para o nosso futuro. Mas as condições mudaram radicalmente desde a encomenda”, justificou Alan Joyce.
Para o analista Tony Weber, “a Quantas necessita de se livrar da sua política de compra de combustível para uso futuro pois é demasiado arriscada. Precisa de utilizar-se melhor do dólar australiano forte quando os preços dos combustíveis aumentam e precisa de reduzir o volume do consumo de combustível, melhorando a eficiência energética dos seus aparelhos”.
A decisão não envolve a entrega de 15 aviões Boeing 787 à filial Jetstar, com o primeiro aparelho chegando no segundo semestre de 2012.



FROTA QANTAS
Aeronave
N. de aviões
Passageiros
06
235/237
10
297
Airbus A380-800 (17 pedidos, 4 opções)
03
450
17
140/150
Boeing 737-800 (31 pedidos)
38
168
24
307/412
06
307/412
29
229/254
Boeing 787 (50 pedidos, 20 opções)


Total
133