Cerca de 55 unidades do 787
Dreamliner podem ter uma falha recentemente descoberta na fuselagem, afirmou a
Boeing nesta quarta-feira, reiterando, no entanto, que o primeiro avião de
compósito de carbono do mundo é seguro.
A
fabricante tinha anunciado no começo deste mês sinais de
"delaminação" em uma estrutura de suporte na fuselagem traseira, o
mais recente da série de problemas no desenvolvimento do revolucionário avião.
A
Boeing está examinando os Dreamliners já montados para saber se apresentam
sinais similares de estresse, que creditou a uma falha no processo de
construção.
"Todos
os aviões que foram construídos até o de número 55 têm potencial para essa
questão", disse o presidente-executivo da Boeing Commercial Airplanes,
James Albaugh, durante coletiva em Cingapura. Albaugh disse que o problema pode
ser reparado.
"Estamos
no processo de reparar os aviões que estão no fluxo (de produção)", disse.
"Não há problemas com segurança ou voo nos aviões que já entregamos",
acrescentou.
Apesar
de componentes de compósito de carbono já existirem há anos, o 787 é o primeiro
avião comercial construído principalmente com esses novos materiais, que
reduzem o peso da aeronave e ajudam as companhias aéreas a economizarem
combustível.
Albaugh
afirmou que as inspeções podem afetar a entrega dos aviões a curto prazo, mas a
companhia ainda espera atingir a meta para este ano. Os primeiros seis modelos
produzidos são geralmente para testes.
Analistas
disseram que a descoberta da falha cerca de nove semanas após a aeronave ter
entrado em operação aumentou as dúvidas sobre se a Boeing é capaz de aumentar a
prod
ução para dez aviões por mês
até o fim de 2013, das atuais 2,5 aeronaves.
A
Boeing até agora entregou cinco desses aviões para a japonesa All Nippon
Airways, que começou a usá-los em 1o de dezembro. Por causa de problemas na
produção, isso aconteceu três anos depois do planejado.
ANA 787 JA801A first flight from Paine Field September 1, 2011.
VÍDEO DE skylinephotopae
A
Japan Airlines já disse que não mais espera receber seu primeiro Dreamliner até
o fim de fevereiro, por causa dos imprevistos na linha de montagem.
O
problema com o 787 acontece enquanto a Airbus investiga a causa de rachaduras
nas asas do superjumbo A380. A empresa europeia também afirma que seu avião é
seguro.
A
Boeing decidirá até o fim deste ano se irá adiante com os planos de produzir
uma versão maior do 787 Dreamliner, disse Albaugh.
A
maior parte dos analistas de aviação esperam que a Boeing prossiga com os
planos de fazer o 787-10, para cerca de 320 pessoas, 40 a mais que a versão
mais longa atual do jato, o 787-9.
ANA 787 JA801A takeoff from Paine Field September 7, 2011.
VÍDEO DE skylinephotopae
ANA 787-881 JA801A Landing at Tokyo International Airport (HND/RJTT)
VÍDEO DE akino33
ANA 787-881 JA801A Landing at Tokyo International Airport (HND/RJTT)
VÍDEO DE akino33
FONTE: GLOBO.COM
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