quarta-feira, 9 de maio de 2012

09/05/2012 - FAB abre oferta de compra de avião para substituir o famoso 'Sucatão'.

Objetivo é trocar dois KC-137 de 1960 usados para reabastecimento. Três fabricantes terão 90 dias para apresentar as propostas à Aeronáutica.

FAB 2401 Brazil - Air Force - Boeing KC-137 (707-300C) (CN 19840/679)
Porto Alegre - Canoas (SBCO) - Brazil

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou nesta quarta-feira (9) a três fabricantes de aeronaves um pedido de oferta para substituir o famoso “Sucatão”, que serviu como avião presidencial e é usado para reabastecimento de caças durante voo. As três participam do projeto KC-X2 da FAB, que trata da remodelação do equipamento e da atual frota da FAB.
Os pedidos de oferta foram entregues à Airbus Military, à Boeing e à Israel Aerospace Industries (IAI), segundo divulgou a Aeronáutica em nota.
As empresas terão 90 dias para apresentar as propostas. A intenção é substituir as quatro aeronaves KC-137 (modelos militares do Boeing 707), e aposentá-las progressivamente. Fabricadas em 1960, os “Sucatões” têm algo custo de operação por serem muito antigos. O Boeing KC-137 é uma versão militar do Boeing 707. Adaptado para reabastecimento em vôo e transporte de carga, o KC permite à FAB aumentar seu raio operacional. Em determinadas situações, o KC-137 pode ser utilizado para o transporte executivo, atendendo especialmente à Presidência da República. Voando em constante treinamento com os Mirage 2000, F-5E e A-1, os KC-137 permitem aos caças da FAB autonomia para atingir qualquer zona fronteiriça do território nacional. 
O novo avião deverá atuar para reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa, apoio em missões humanitárias e também para evacuação aeromédica. Terá uso exclusivo militar. Devem ser adquiridos modelos usados que custam cerca de US$ 80 milhões.
A intenção inicial é de substituir primeiro apenas dois deles. Segundo a Aeronáutica, as propostas serão submetidas a um processo de seleção e avaliação interna que analisará requisitos técnicos, operacionais, logísticos e industriais.
A opção mais em conta seria uma customização de um avião da IAI. A empresa não produz aeronaves de grande porte mas converte aviões para a configuração de carga e reabastecimento como o da foto abaixo entregue para a Força Aérea Colombiana. O preço de um avião convertido seria algo entre 60 milhões e 80 milhões de dólares.

FAC1202 - IAI-Israel Aerospace Industries - Boeing 767-2J6(ER)MMTT  (CN 24157/253)
Tel Aviv (-Jaffa) - Ben Gurion (Lod) (TLV / LLBG) - Israel
FOTO: Noam

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)
FOTO: YK

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)
FOTO: Jerry Pang

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)

Já a Boeing teria feito uma oferta alternativa ao governo brasileiro, de dois aviões 767 usados ao menos até que a nova versão “tanker” seja entregue.


MM62227 Italy - Air Force - Boeing KC-767A (767-2EY/ER) (CN 33687/930)
Verona - Villafranca (Valerio Catullo) (VRN / LIPX) 

97-3603/603 Japan - Air Force - Boeing KC-767J (767-2FK/ER) (CN 34433/963) 
Nagoya - Komaki (NKM / RJNA)

A idéia de substituir os aviões, conhecidos como “sucatões”, ganhou força nos últimos meses por conta do interesse da presidente Dilma Rousseff em querer um avião que realize voos internacionais sem escalas. As viagens da presidente utilizam dois aviões, sendo um para reserva. Atualmente, o segundo avião é um Embraer 190, mas o alcance máximo é de 8,3 mil quilômetros. O principal avião da presidente é um Airbus A319. O "Sucatão" foi utilizado pela Presidência da República entre 1986 e 2005, quando um Airbus A-319, com configuração VIP, foi adquirido para viagens do presidente.


AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

 AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

 AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/


FONTE: Reuters, Valor e G1.

Nenhum comentário:

Postar um comentário