terça-feira, 29 de maio de 2012

E AS MULHERES SEGUEM FAZENDO HISTÓRIA NA FAB.

SBCO - 28/05/2012 - 2401 FAB KC-137

Nessa segunda-feira, dia 28 de maio, a Tenente Aviadora Adriana Gonçalves tornou-se a primeira mulher a pilotar um KC-137 (BOEING 707 - Ex: PP-VJY Varig Boeing 707-345C (cn 19840/679)) da Força Aérea Brasileira (FAB), realizou seu primeiro voo no comando da aeronave de reabastecimento aéreo. A Tenente Aviadora de 27 anos, realizou o voo de check na Base Aérea de Canoas (BACO), que desde a semana passada tem servido de palco para o treinamento das novas tripulações das aeronaves C-130 e KC-137 da FAB.









O Esquadrão deslocou-se para o RS porque a base de Canoas (SBCO) tem pista própria e os voos de instrução e check tem mínima interferência nas operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA). O Esquadrão Corsário com base no Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antônio Carlos Jobim (GIG/SBGL) tem suas atividades de instrução e check dificultadas devido ao grande movimento de voos domésticos e o tráfego aéreo intenso no aeroporto do Galeão, pois a base, o terminal de carga e o aeroporto civil utilizam as mesmas pistas.

Aeroporto Internacional Salgado Filho (POA/SBPA) - Porto Alegre
FONTE: GOOGLE MAPS

Base Aérea da Canoas (BACO/SBCO)
FONTE: GOOGLE MAPS

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antônio Carlos Jobim (GIG/SBGL) 
FONTE: GOOGLE MAPS

Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro - Antônio Carlos Jobim (GIG/SBGL)
FONTE: GOOGLE MAPS


A Ten. Adriana, natural de Volta Redonda, no Rio de Janeiro, fez o voo na aeronave KC-137 “FAB2401″, do 2°/2° Grupo de Transporte, o “Esquadrão Corsário”. Junto com ela estava o Ten. Cel. Paulo Sergio atual comandante do esquadrão.


Durante aproximadamente 40 minutos, realizou exercícios de toque e arremetida (pouso seguido de decolagem após uma pequena corrida pela pista). No total, estão previstas quatro missões até o final da semana - a última delas durante a noite. A atividade de ontem foi apenas mais um passo da trajetória iniciada em 2003, quando ingressou na primeira turma de aviadoras mulheres da FAB. Em sua carreira, já pilotou aeronaves modelos Tucano (T-27), Caravan (C-98) e Brasília (C-97). Para assumir o comando do Boeing, fez um mês de curso teórico e mais sete missões em simuladores. “A maior dificuldade é se acostumar com a velocidade e o tamanho”, explica. Adriana irá pilotar acompanhada de um instrutor até completar 100 horas de voo, o que deve demorar cerca de seis meses. 

A aeronaves KC-137 foi utilizada na FAB como aeronave presidencial e de reabastecimento em voo. Após a chegada da aeronave Airbus A319CJ, o Boeing 707 militar passou a ser utilizados exclusivamente para as missões humanitárias e na função de reabastecimento aéreo para os aviões F-5, AMX e MIRAGE 2000.

PP-VJY Varig Boeing 707-345C (CN 19840/679)
London - Heathrow (LHR / EGLL) - UK - England, September 1979.





MAIS VÍDEOS E FOTOS DESTA VISITA? CLIQUE AQUI

O POA SPOTTER agradece a Ten Clarissa e a Ten Emília da Assessoria de Comunicação Social do V COMAR que enviou o convite para participar desse importante marco na história da FAB.

3 comentários: