terça-feira, 18 de setembro de 2012

B-52 Stratofortress rumo ao NATO Ramstein Rover

Foto: Força Aérea Americana


Mesmo durante as operações em tempo de paz, são utilizados callsigns indicativos ​​para identificar voos militares em comunicações de rádio com as agências ATC (Controle de Tráfego Aéreo), geralmente são padrões de esquadrão (Ghost Rider xxx, Pantera xx, Bogey xx, Weasel xx, etc) ou escolhidos entre "padrões" específicos (tipos de carros, animais, moedas, etc - como foi feito durante exercícios) em determinadas circunstâncias podem ser escolhidas de modo a celebrar eventos específicos.

Ontem à noite, dois B-52 Stratofortress da Base Aérea de Barksdale, na Louisiana, realizaram a travessia do Oceano Atlântico em seu caminho para a Ostrava na República Checa, onde pousaram em 18 de setembro e irão participar do Exercício NATO Ramstein Rover. Usaram um calsingh muito especial, nunca ouvido antes:  com indicativo "Tobruk 41" e "Tobruk 42".

Tobruk é o nome de uma cidade portuária localizada no leste da Líbia, perto da fronteira com o Egito. Tobruk está localizado um pouco menos de 400 km de Benghazi.

Os dois aviões não estavam envolvidos em qualquer missão de combate em resposta ao ataque no consulado dos EUA que custou a vida do embaixador dos EUA para a Líbia Chris Stevens e três funcionários americanos. Nem eles vão se Washington decidir lançar um ataque contra os líbios "jidahists" em acampamentos localizados no deserto do leste da Líbia.

É possivel que o 917th Bomb Wing e o 93rd Bomb Squadron não tenham usado esse callsing em lugar do habitual "Scalp" apenas por coincidência.

Talvez a Força Aérea dos EUA só queria mandar uma mensagem indireta em HF e UHF, para os ouvintes que acompanham os aviões que atravessam o atlântico que o que aconteceu na Líbia, não sera esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário