quinta-feira, 18 de outubro de 2012

DONA DA AVIANCA É ESCOLHIDA COMPRAR A TAP

O governo português disse hoje (18/10) que escolheu a brasileira Synergy Aerospace, conglomerado industrial e de aviação, como a única concorrente para adquirir a estatal TAP (Tap Air Portugal), segundo o jornal inglês "The Wall Street Journal".



A Synergy é sócia-majoritária da AviancaTaca Holding S.A., segundo maior grupo de aviação da América Latina em tráfego, e é controlada pelo empresário Germán Efromovich. O líder do setor é o grupo Latam Airlines, fusão da brasileira TAM Linhas Aéreas com a chilena LAN.
A portuguesa TAP é a maior transportadora de passageiros entre a Europa e o Brasil e vale cerca de 1,2 bilhão de euros, se avaliada pelo ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) de 2011 multiplicado por oito -calculado usado recentemente em acordos do setor segundo o governo e funcionários de companhias aéreas. Procuradas pelo "WSJ", a Synergy não foi encontrada para comentar o assunto e a AviancaTaca se recusou a comentá-lo. 

POA - 04/09/2012 - CS-TOM "VASCO DA GAMA" TAP Airbus A330-202 (CN: 899)

Resgate português

A venda foi anunciada pelo secretário dos Transportes de Portugal, Sérgio Monteiro, e deve ser concluída até o fim deste ano, segundo o "WSJ". 
Monteiro disse que o governo português terá prioridade para comprar a TAP de volta caso a empresa decida vendê-la. Portugal também exigiu que um hub da companhia aérea permaneça em Lisboa.
A privatização da TAP faz parte do plano de resgate de 78 bilhões de euros do governo luso e inicialmente atraiu o interesse de empresas como a British Airways, a espanhola Iberia e a alemã Lufthansa. 

POA - 21/05/2012 - CS-TOM "VASCO DA GAMA" TAP Airbus A330-202 (CN: 899)

Avianca e grupo Synergy 

O grupo AviancaTaca surgiu da compra da colombiana Avianca, à beira da falência em 2004, e do grupo el salvadorenho Taca em 2009. 
O grupo Synergy é uma holding sul-americana fundada em 2003 por Efromovich, empresário brasileiro-colombiano que migrou para a Bolívia após a 2ª Guerra Mundial. Não está claro como o grupo pretende estruturar o negócio, pois regras da UE (União Europeia) proíbem acionistas não europeus de controlar mais de 49% de uma empresa do continente.  


GRU - 05/02/2012 - N974AV Avianca Airbus A330-243 (CN 1208) (EX F-WWYM )


POA - 06/06/2012 - PR-AVQ Avianca Brasil Airbus A320-214 (CN 4913)

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