O Aeroporto Internacional de Campinas (Viracopos) foi reaberto às 17h35 de hoje (15) e voltou a operar para pouso e decolagem depois de ficar fechado por aproximadamente de 46 horas em decorrência de um incidente no pouso de uma aeronave, às 19h55 de sábado (13). O primeiro voo, após a reabertura, foi o 4070 da Azul Linhas Aéreas, às 18h10, com destino a Salvador.
O avião cargueiro MD-11, da companhia norte-americana Centurion, quebrou parte do trem de pouso ao tocar a pista do terminal. A aeronave danificada teve que ficar no local, bloqueando a única pista do aeroporto. De acordo com a Infraero, desde o ocorrido, foram canceladas 235 partidas e 260 chegadas em Viracopos. A demora na retirada do avião, segundo Infraero, decorreu pela complexidade da operação. A aeronave de 130 toneladas carregava ainda 19 toneladas de combustível. A pavimentação da pista sofreu ranhuras superficiais que já foram reparadas. A pista também passou por uma averiguação técnica feita pela Infraero.
De acordo com a Azul Linhas Aéreas, companhia que responde por cerca de 85% das operações em Viracopos, o problema causou o cancelamento de mais de 450 voos da empresa programados até as 17 horas de hoje. De acordo com a companhia, antes de ir para o aeroporto o passageiro deve verificar no site da empresa se o seu voo está na lista dos cancelados. Em caso positivo, deve entrar em contato com a companhia aérea.
A Azul, tentou fazer decolagens usando apenas metade da pista, mais foi desautorizada pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) e pela Infraero pouco depois de chamar os passageiros para o embarque. A negativa foi dada enquanto o diretor de Comunicação e Marca da companhia, Gianfranco Beting, concedia uma entrevista à imprensa no aeroporto, por volta das 12h desta segunda-feira.
Nenhum comentário:
Postar um comentário