quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

AEROLINEAS ARGENTINAS PLANEJA ADQUIRIR A330-200


POA - 11/09/2012 - LV-BZA "SKYTEAM" Aerolineas Argentinas Boeing 737-76N(WL) (CN 32674) (Ex N1786B OM-NGD OK-GCA)

A Aerolineas Argentinas planeja uma melhora nas suas rotas de longa distância renovando sua frota de "widebody" adicionando mais capacidade e implementando "code shares" com empresas parceiras da aliança Sky Team. A empresa planeja adquirir 12 A330-200 nos próximos 4 anos permitindo a substituição dos A340 que atualmente é o único tipo de "widebody" operado.

GRU - 05/03/2011 - LV-BIT Aerolineas Argentinas Airbus A340-313 (Ex 9Y-TJN C-FTNP )

O aumento no foco pela renovação da frota de "widebodies" deve-se ao fato de que a empresa completou a renovação de toda a frota de aeronaves "narrwbodies" em apenas três anos. O Grupo Aerolineas (que inclui a regional Austral) trocou toda a frota antiga de Boeing MD-88, 737-200 e 737-500. Opera agora 26 aeronaves Boeing 737-700/800 enquanto a Austral opera 20 Embraer E190. Há planos para aumento na frota de  aeronaves "narrowboby" do Grupo pois em 2013 esta prevista a aquisição de seis 737-800 e mais seis entre 2014 e 2016 elevando a frota de 737-700/800 para 38 aeronaves. A Austral contará com mais 2  E190 até o final de 2016 elevando a frota para 22 aeronaves do tipo.

AEP - 02/01/2012 - LV-AYE Aerolineas Argentinas Boeing 737-5H6 (CN 26 456) (Ex 9M-MFF F-GJNY)

AEP - 02/01/2012 - LV-BHH Austral Líneas Aéreas McDonnell Douglas MD-83 (CN: 49741) (Ex N959PG OH-LMU XA-TSW)

AEP - 02/01/2012 - LV-CPI AUSTRAL Embraer ERJ-190-100IGW 190AR (CN: 19000457) (EX PT-TNY)

A Aerolineas permanece sendo uma empresa rentável e mantem uma das maiores margens de lucro e de crescimento, uma exceção na América Latina. Graças ao grande protecionismo do Governo muito criticado por outras empresas da latino-americanas inclusive de forma um tanto hostil durante a ALTA 2012 (fórum de lideres de empresas aéreas).

Melhorar as rotas de longa-distância é um desafio mas os gestores da Aerolineas estão implementando ações que podem permitir que a empresa melhores números nestas rotas e dar ao governo a certeza que pode afrouxar as politicas de protecionismo no setor.

Juan Pablo Lafosse gerente comercial da empresa disse a CAPA durante a ALTA 2012 em Novembro no Panamá  que a empresa tem planos de fazer leasing de cinco A330-200s em 2013. Essas aeronaves irão substituir os A340-200 mais antigos na frota marcando a primeira fase de renovação da frota de "widebodies", permitindo um aumento na capacidade nas rotas de loga distância. A substituição dos ineficientes A340 é um item critico para a restruturação que já esta atrasada.

A Aerolineas precisa aumentar o peso máximo de decolagem com novos A330-200 de maior capacidade para permitir voar rotas europeias non-stop.

Lafosse disse também, que na segunda fase da renovação serão recebidos mais sete A330-200 entre 2015 e 2016 que iram substituir sete A340-300. Mas a empresa terá que ter paciência pois as entregas do novo modele de maior capacidade lançado em julho de 2012 só começaram em 2015.

De acordo com as especificações da Airbus o novo A330-200 com 242t pode voar 350nm a mais que o A330-200 de 238t. Esta maior capacidade permite a Aerolineas a possibilidade de voos non-stop de Buenos Aires até Madri, Barcelona e Roma sem restrições de carga (payload). A empresa planeja utilizar os A330-200 de 238t que serão adquiridos em 2013  nas rotas curtas dos A340 para Bogotá, Cancun, Caracas e Miami.

Em vista disso a Aerolineas esta conversando com empresas de leasing que tenham pedidos do modelo A330-200 com data de entrega para 2015 ou 2016 e se possível que tenham a opção de escolha pela variante de maior capacidade.


Lafosse disse ainda que mesmo com os novos A330-200 de 242t precisará manter alguns A340-300 para sua rota mais longa entre Buenos Aires e Sydney. A Aerolineas pode eventualmente introduzir operações-estendidas com aeronaves de dois motores (ETOPS) nesta rota que cruza a Antártica se houver a aquisição de "widebodies" de nova geração ou Boeings 777.


Podem ser adquiridos A350s ou Boeing 787 na fase final do programa de renovação da frota de "widebodies". Mas a médio prazo a empresa esta focada da aquisição dos A330-200 e na manutenção de uma frota com 4 A340-300. Não haverá necessidade de mais de dois ou três A340-300 para a rota Buenos Aieres - Sidnei que tem planos de upgrade para o A330-200 em 2016. Mas não haverá possibilidade de redução da frota para menos de 4  A340-200 antes de 2017 quando os contratos de leasing vencem.


 GRU - 02/12/2010 - LV-BIT Aerolineas Argentinas Airbus A340-313 (Ex 9Y-TJN C-FTNP )

 GRU - 02/12/2010 - LV-BIT Aerolineas Argentinas Airbus A340-313 (Ex 9Y-TJN C-FTNP )


Fonte: CAPA

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