quinta-feira, 14 de março de 2013

FAB encerra processo de seleção de aeronaves reabastecedoras


O Centro de Comunicação Social da Aeronáutica informa que o Comando da Aeronáutica encerrou o processo de seleção das duas aeronaves de grande porte que substituirão os KC-137 operados pelo 2° Esquadrão do 2º Grupo de Transporte (2°/2°GT). 

A proposta escolhida foi a da empresa Israel Aerospace Industries - IAI, que converterá aeronaves comerciais Boeing 767-300ER em plataformas capazes de realizar reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa e evacuação aeromédica, de acordo com os requisitos formulados pela Força Aérea Brasileira.

O Projeto KC-X2, como foi chamado o processo de substituição dos aviões, foi instituído pelo Estado-Maior da Aeronáutica (EMAER) em 2008 e conduzido pela Comissão Coordenadora do Programa Aeronave de Combate (COPAC), que buscou as melhores soluções existentes no mercado, considerando requisitos técnico-operacionais, logísticos, industriais e de compensação comercial e tecnológica para o estado brasileiro. 

Os antigos KC-137 foram fabricados na década de 1960 e incorporados à FAB em 1986, tendo sido empregados, desde então, em diversas missões operacionais e humanitárias de grande relevância para a Força Aérea Brasileira e para o Brasil.

Brasília, 14 de março de 2013

Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica


Fonte: CECOMSAER


Em 09/05/2012 a FAB abriu oferta de compra de avião para substituir o famoso 'Sucatão':

FAB 2401 Brazil - Air Force - Boeing KC-137 (707-300C) (CN 19840/679)
Porto Alegre - Canoas (SBCO) - Brazil

A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou no dia 09/05/2012 a três fabricantes de aeronaves um pedido de oferta para substituir o famoso “Sucatão”, que serviu como avião presidencial e é usado para reabastecimento de caças durante voo. As três participam do projeto KC-X2 da FAB, que trata da remodelação do equipamento e da atual frota da FAB.

Os pedidos de oferta foram entregues à Airbus Military, à Boeing e à Israel Aerospace Industries (IAI), segundo divulgou a Aeronáutica em nota.

As empresas terão 90 dias para apresentar as propostas. A intenção é substituir as quatro aeronaves KC-137 (modelos militares do Boeing 707), e aposentá-las progressivamente. Fabricadas em 1960, os “Sucatões” têm algo custo de operação por serem muito antigos. O Boeing KC-137 é uma versão militar do Boeing 707. Adaptado para reabastecimento em voo e transporte de carga, o KC permite à FAB aumentar seu raio operacional. Em determinadas situações, o KC-137 pode ser utilizado para o transporte executivo, atendendo especialmente à Presidência da República. Voando em constante treinamento com os Mirage 2000, F-5E e A-1, os KC-137 permitem aos caças da FAB autonomia para atingir qualquer zona fronteiriça do território nacional. 

O novo avião deverá atuar para reabastecimento em voo, transporte estratégico de carga e tropa, apoio em missões humanitárias e também para evacuação aeromédica. Terá uso exclusivo militar. Devem ser adquiridos modelos usados que custam cerca de US$ 80 milhões.

A intenção inicial é de substituir primeiro apenas dois deles. Segundo a Aeronáutica, as propostas serão submetidas a um processo de seleção e avaliação interna que analisará requisitos técnicos, operacionais, logísticos e industriais.

A opção mais em conta seria uma customização de um avião da IAI. A empresa não produz aeronaves de grande porte mas converte aviões para a configuração de carga e reabastecimento como o da foto abaixo entregue para a Força Aérea Colombiana. O preço de um avião convertido seria algo entre 60 milhões e 80 milhões de dólares.


FAC1202 - IAI-Israel Aerospace Industries - Boeing 767-2J6(ER)MMTT  (CN 24157/253)
Tel Aviv (-Jaffa) - Ben Gurion (Lod) (TLV / LLBG) - Israel
FOTO: Noam

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)
FOTO: YK

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)
FOTO: Jerry Pang

FAC 1202 - Colombia - Air Force - Boeing 767-2J6(ER)MMTT
Tokyo - Haneda International (HND / RJTT)

Já a Boeing teria feito uma oferta alternativa ao governo brasileiro, de dois aviões 767 usados ao menos até que a nova versão “tanker” seja entregue.

MM62227 Italy - Air Force - Boeing KC-767A (767-2EY/ER) (CN 33687/930)
Verona - Villafranca (Valerio Catullo) (VRN / LIPX) 

97-3603/603 Japan - Air Force - Boeing KC-767J (767-2FK/ER) (CN 34433/963) 
Nagoya - Komaki (NKM / RJNA)

A idéia de substituir os aviões, conhecidos como “sucatões”, ganhou força nos últimos meses por conta do interesse da presidente Dilma Rousseff em querer um avião que realize voos internacionais sem escalas. As viagens da presidente utilizam dois aviões, sendo um para reserva. Atualmente, o segundo avião é um Embraer 190, mas o alcance máximo é de 8,3 mil quilômetros. O principal avião da presidente é um Airbus A319. O "Sucatão" foi utilizado pela Presidência da República entre 1986 e 2005, quando um Airbus A-319, com configuração VIP, foi adquirido para viagens do presidente.

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/

AIRBUS A330 MRTT 
FOTO: http://www.airbusmilitary.com/


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