quarta-feira, 5 de junho de 2013

EMBRAER NEGOCIA A COMPRA DA TAP ME

São Paulo - A Embraer está negociando com o governo português a compra da TAP Manutenção e Engenharia (M&E), uma unidade brasileira que pertence à companhia aérea estatal. A informação é do jornal português Público. A operação concentra os negócios da antiga Varig Engenharia e Manutenção (VEM), adquirida pela TAP em 2005.

A Embraer não comentou a questão. Em entrevista ao jornal português Diário de Notícias, o presidente da Embraer Aviação Comercial, Paulo Souza e Silva, confirmou, ontem (4), que a empresa está estudando o negócio. “"Sim, temos interesse"”, disse à imprensa local.
 
 
 TAP ME GIG

 TAP ME GIG

 TAP ME GIG

TAP ME GIG
 
A venda da TAP em fatias é uma das alternativas que está em avaliação pelo governo português para viabilizar a privatização da empresa, disse à reportagem uma fonte próxima à companhia. A unidade de manutenção é deficitária e teria afastado interessados em adquirir a empresa. Em 2012, a TAP M&E gerou perdas de 50 milhões de euros e fez o grupo fechar com prejuízo de 42 milhões de euros.

O governo português tentou vender 100% da TAP no ano passado, mas o processo de privatização fracassou. O único interessado foi o grupo brasileiro Synergy, controlador da Avianca, mas sua proposta foi recusada.

Manutenção. A TAP M&E é a maior empresa de manutenção de aeronaves do Brasil e tem como clientes grandes companhias aéreas brasileiras e estrangeiras. Com 2 mil funcionários, a empresa tem um centro de manutenção em Porto Alegre e outro no Rio.

A companhia é a única da América Latina autorizada a fazer a manutenção de jatos da Embraer, além do próprio centro de manutenção da fabricante de aeronaves brasileiras, em São José dos Campos (SP).

A aquisição da unidade da TAP pela Embraer divide especialistas. Para o professor da faculdade de Ciências Aeronáuticas da PUC-RS Enio Dexheimer, o serviço de manutenção pode gerar receitas crescentes com a recuperação das vendas de jatos da Embraer.

Já o consultor Nelson Riet, ex-diretor da Varig, lembra que o negócio é deficitário e perdeu mercado no Brasil. “Empresas como Gol e TAM criaram seus próprios centros de manutenção. Não teriam feito isso se a TAP tivesse investido no negócio.”

A imprensa portuguesa diz que o governo está consciente de que não conseguirá valores altos pelo unidade brasileira da TAP. A intenção de Portugal é pedir à Embraer como contrapartida investimentos em fábricas de aeronaves no País.

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

 TAP ME POA

TAP ME POA


FONTE: http://info.abril.com.br 


A TAP Manutenção e Engenharia realiza serviços para a FAB desde a década de 1970. Ela já realizou revisão de componentes de aviões C130, F-5 e KC-137. Ela também está homologada pela Embraer para realizar serviços nos aviões ERJ 145, E-170 e E-190. A  TAP Manutenção & Engenharia é forte candidata a realizar a conversão da segundo 767 em reabastecedor pelo programa KC-X, vencido pela IAI.

Nenhum comentário:

Postar um comentário