quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Primeira inspeção de aeronave A-29 Super Tucano é realizada na Esquadrilha da Fumaça

O grupo de graduados especialistas em manutenção de aeronaves do Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA), conhecido como Anjos da Guarda, está envolvido na primeira inspeção programada de uma aeronave A-29 Super Tucano durante esta segunda quinzena de outubro.

“A cada 300 horas de voo, o A-29 deve passar por uma inspeção, que consiste em uma manutenção preventiva com a finalidade de checar todos os sistemas do avião, como por exemplo, limpeza de filtros, dos bicos injetores e dos tanques de combustíveis”, explica o Encarregado de Manutenção, o Suboficial BMA (Básico em Manutenção de Aeronaves) Robson Bortholin.

Segundo ele, a aeronave irá passar por várias tarefas que serão executadas por mecânicos de oito especialidades do EDA, para antecipar futuros problemas que possam acontecer, visando sempre à segurança nos voos. Este avião, de matrícula 5734, já era utilizado em outro esquadrão da Força Aérea Brasileira e chegou à Fumaça próximo de atingir as horas necessárias para se fazer a sua segunda inspeção. “Qualquer aeronave é como se fosse um carro, em que também é preciso fazer uma manutenção preventiva quando se completa 10 mil km”, esclarece.

Após a conclusão, cada inspetor, dentro de sua especialidade, irá fazer uma verificação final do trabalho. E, depois, o avião passará por um voo de experiência, em que serão feitas todas as manobras previstas com o objetivo de checar os sistemas para conferir se estão funcionando corretamente, dentro dos parâmetros estabelecidos pelo fabricante.




Fonte: FAB

sexta-feira, 18 de outubro de 2013

Tam ilustra avião com fotos de fãs


Para comemorar os 20 anos do Tam Fidelidade, programa de fidelização de passageiros, a Tam lança nesta sexta-feira 18 um aplicativo para que os fãs de sua página no Facebook enviem fotos que ilustrarão uma aeronave.

O aplicativo permite que os usuários vejam uma versão virtual do avião e localizem sua foto. As imagens que se adequarem aos requisitos de tamanho e qualidade serão usadas em um mosaico no Airbus A320, que começa a operar na malha doméstica da Tam em dezembro. A empresa ainda vai convidar alguns participantes da ação para visitar seu hangar e acompanhar o processo de ilustração.

Em outra ação para comemorar o aniversário do programa, a empresa selecionará 10 clientes que estão cadastrados no Tam Fidelidade desde o início, em 1993, para fazer uma visita à fábrica da Boeing, em Seattle, nos Estados Unidos. 


Sistema de Fumaça é instalado em três aviões do Esquadrão de Demonstração Aérea

O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) recebeu, na tarde desta quarta-feira (16), as três primeiras aeronaves A-29 Super Tucano com o sistema de geração de fumaça instalado.
O projeto foi desenvolvido pela Empresa Brasileira de Aeronáutica – EMBRAER, em Gavião Peixoto (SP), local onde os aviões fizeram seus primeiros testes históricos de voo com o sistema, desenhando seus trajetos no céu com a fumaça branca.
O Chefe da Seção de Material do EDA, Márcio Aparecido Tonisso, explicou que “o sistema, agora, entra na fase de testes operacionais em voos de treinamentos, sendo avaliado constantemente pela equipe técnica com a finalidade de corrigir eventuais discrepâncias, buscando sempre aperfeiçoá-lo”. E acrescentou: “a fumaça é muito importante para o EDA não só pelo traçado que faz durante as manobras realizadas pelas aeronaves, facilitando a visualização por parte do público, como serve de referência para os pilotos que, em voo, tem a ajuda na identificação da posição dos outros aviões durante uma demonstração”.
O líder do projeto na EMBRAER, o Engenheiro de Desenvolvimento do Produto, Fabrício Feres Battaglin, explica que o projeto teve início em agosto de 2012. “Eu vi uma mobilização impressionante da equipe da EMBRAER, como nunca havia visto dentro desses dez anos que já trabalho aqui, quando anunciamos à equipe que trabalharíamos para ajudar a Fumaça. Continuar vendo o EDA com essa nova aeronave genuinamente brasileira e apresentando um projeto desenvolvido por nós me faz sentir extremamente orgulhoso de fazer parte dessa história”.
Ele ressalta que o sistema de geração de fumaça também seguiu um estudo paralelo sobre tecnologia de informação e modernização de sistemas, “pois tivemos a preocupação também de criar um software específico para a elaboração de escrita com a fumaça”. Outra preocupação que vale ressaltar é a utilização de “um óleo ecologicamente correto, devido à fumaça não ser poluente nem agressiva à natureza”, completou.
Também integrante do projeto, o Engenheiro de Desenvolvimento de Produto, Gabriel Machado, comenta como foi diferente participar da experiência. “Em comparação aos meus trabalhos diários de engenharia, este foi diferente de qualquer outro que já desenvolvi. Nunca imaginei que, um dia, iria colaborar para a Esquadrilha da Fumaça. Já vi duas demonstrações do Esquadrão e, a de São José dos Campos (SP), eu, infelizmente, não tive tempo de tirar foto com a equipe. Quando soube que ia trabalhar para o EDA, achei sensacional, pois a Esquadrilha é referência no mundo inteiro e motivo de orgulho para todos nós”.
A instalação do sistema de geração de fumaça nas aeronaves da Esquadrilha está acontecendo de acordo com a coordenação logística existente entre o EDA, o Parque de Material Aeronáutico de Lagoa Santa (PAMA-LS) e a EMBRAER.











Fonte: FAB

sexta-feira, 4 de outubro de 2013

LANCO Boeing 777-F16 em Porto Alegre

Pousou na manhã de terça-feira, dia 01/10/2013, o Boeing 777-F16 da LANCO, matricula N776LA. Segue registro do T7 na final da pista 29, as 08:14LT.