quarta-feira, 23 de abril de 2014

AZUL COM AIRBUS A330-200 E A350-900


A Azul Linhas Aéreas anunciou nesta quarta-feira (23) que planeja operar voos internacionais diretos partindo do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), para três destinos nos Estados Unidos a partir do primeiro trimestre de 2015. A companhia aérea é baseada em Campinas desde 2008 e, associada à Trip há um ano, já voa para 104 destinos nacionais com 136 aeronaves na frota, somando 900 voos diários. Somente de Viracopos, são 55 cidades brasileiras atendidas sem escalas.


A empresa adquiriu seis aviões Airbus A330-200, que devem ser entregues ainda no primeiro semestre deste ano e que iniciam as operações em 2015, além de cinco Airbus A350-900, que devem incorporar a frota da companhia somente em 2017, aumentando a frequencia dos voos internacionais por Viracopos. Os destinos, segundo a Azul, são aeroportos no sul da Flórida, próximo de Miami, além de Orlando e Nova York, sendo entre duas e quatro frequências diárias. Para as novas operações, a empresa avalia necessidade de ter 1,6 mil novos colaboradores.


Segundo o fundador e CEO da Azul, David Neeleman, as aeronaves foram arrendadas, sendo que a aquisição dos A350-900 foi feita juntamente com a International Lease Finance Corporation (ILFC), empresa de leasing e locação de aviões. Os Airbus A330-200 serão remodelados, de acordo com a companhia. Já os modelos A350-900 serão entregues pela fábrica em Toulouse, na França, equipados com configurações da Azul.

O presidente da empresa, Antonoaldo Neves, explicou que as empresas responsáveis por alugar ou arrendar as aeronaves para a Azul investiram R$ 2 bilhões. A previsão é de que o contrato para cada um dos aviões seja válido, em média, por oito anos. Além disso, ele preferiu não antecipar quais outras cidades do exterior podem receber voos da companhia após ela definir as operações entre Campinas e EUA. "A gente vai voar para onde o brasileiro quiser ir", resume. O CEO, contudo, adianta que "a vontade" está relacionada à Europa e América do Norte.

Atualmente, somente duas companhias possuem autorização para voos internacionais regulares partindo do Aeroporto de Viracopos. A TAP Portugal tem três voos semanais diretos para Lisboa. A Gol Linhas Aéreas começa a operar voos entre Campinas e Miami a partir de 18 de julho. Serão três frequência por semana, com escala em Santo Domingo, na República Domicana. Ao chegar em Santo Domingo, o passageiro terá opção de fazer conexão para Orlando. Os voos serão feitos com com a frota padronizada de aeronaves Boeing 737 Next Generation.

Evolução e benefícios da Copa

Neeleman avalia que a operação de voos internacionais pela Azul não altera a estratégia da companhia, que apostará em tarifas mais acessíveis para atrair passageiros, e estima que a demanda por voos pode duplicar com as novas operações, incluindo outras cidades onde a companhia possui hubs. Além disso, a empresa aguarda o andamento de obras do programa de aviação regional, lançado pelo governo federal em dezembro de 2012, para avaliar a hipótese de viabilizar 11 novas rotas domésticas, entre elas, quatro saídas de Campinas para Ponta Grossa (PR), Itumbiara (GO), Divinópolis (MG) e Caçador (SC). Não há prazo definido.

Sobre a Copa do Mundo, o presidente da Azul, Antonoaldo Neves, destacou que o novo terminal de Viracopos oferece condições satisfatórias para as companhias aéreas e turistas, contudo, demonstra preocupação com outras cidades. "Aqui a gente está bem servido, espera uma operação normal durante a Copa e que as últimas finalizações de obras em Criciúma e Belo Horizonte, que são hubs importantes", explica. Para ele, o Mundial de Futebol deixará um legado

"Apesar de todos os percalços que a gente teve com a infraestrutura, no final vai ficar uma estrutura muito melhor para o país. Em termos de setor aéreo, acho que as privatizações que ocorreram são saudáveis, vão dar espaço para ter uma forma de comparar performances de aeroportos tocados pela Infraero e privados, isso irá gerar melhoria contínua do setor", ressalta.

Clique na imagem abaixo para visitar o sitie do A350.


Nenhum comentário:

Postar um comentário