A Gol Linhas Aéreas, segunda maior companhia aérea do país, está autorizada a unir suas operações com as da Webjet, mas precisará cumprir uma meta de eficiência nos voos operados no aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A aquisição, anunciada em julho do ano passado, foi aprovada por unanimidade pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica), prevendo essa restrição.
A Gol terá de assinar um Termo de Compromisso de Desempenho. Ele exigirá que a nova empresa cumpra uma meta de eficiência de, no mínimo, 85% no uso dos slots administrados no aeroporto Santos Dumont, tanto para pouso quanto para decolagem.
Ou seja, de cada cem pousos ou decolagens previstos, a empresa só poderá cancelar no máximo 15. A medição será feita todo trimestre.
Slot é o termo usado para definir os horários que as empresas podem utilizar num aeroporto. Eles são distribuídos pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) para as companhias aéreas e considerados um valioso ativo pela indústria.
Como punição, caso não cumpra a determinação prevista, a Gol terá de devolver à Anac dois slots: aquele onde foi verificado uso abaixo da meta e ainda um segundo que possua horário próximo.
Esta restrição é leve, já que a WEBJET voa nos mesmos aeroportos que a TAM, AZUL, AVIANCA e...TRIP. Agora a GOL empata com a TAM em Pax, e ambas ficam com 80 % do mercado e quem deve crescer é AZUL/TRIP, mas falta aeroportos/slots no Brasil em GRU/SPO/BSB....GOL+WEBJET vão ficar mais baixo custo...
ResponderExcluir