terça-feira, 25 de dezembro de 2012

TOMCAT CONTRA ZERO: QUANDO O F-14 DO "JOLLY ROGERS" VOOU PARA HOLLYWOOD

O Esquadrão de Ataque 103 (Strike Fighter Squadron VFA-103) é um dos esquadrões mais famosos da Marinha dos EUA. A unidade ganhou certa popularidade ao longo dos anos quando deixou de usar o nome "Sluggers" (como o esquadrão foi apelidado até então) e tornou-se o "Jolly Rogers" e adotando um dos símbolos mais conhecidos na Aviação Naval: um crâno branco com ossos cruzados sobre uma cauda preta.

VFA-103 é o terceiro esquadrão a usar o nome e o símbolo do Jolly Rogers: Apesar de serem de diferentes unidades, sem "descendência linear", ambos VF-61 (originalmente VF-17), VF-84, e VFA-103 têm compartilhado o mesmo nome, insígnia e tradições.

Quando o Jolly Rogers ainda estava equipado com o F-14 Tomcat (agora voam o F/A-18F Super Hornet) o Esquadrão de Caça VF-84 participou de dois filmes.


Em 1995 o VF-84 estrelou "Executive Decision", um filme sobre o seqüestro de um Boeing 747 que transportava uma "arma quimica" em quantidade suficiente para acabar com todos na costa leste dos Estados Unidos. A aeronave foi interceptada pelos Toncats do VF-84 que carregavam misseis Sidewinder, Sparrow e Phoenix.
O Jolly Rogers participou do filme com quatro Tomcats. Em 1 de outubro de 1995, poucos dias depois de filmar as sequências de voo, o Jolly Rogers de VF-84 foram extintos.
No entanto, o filme que deu o reconhecimento mundial para o Jolly Rogers, foi feito na década de 1980: “The Final Countdown”.
Não só o VF-84, mas também o porta-aviões USS Nimitz (CVN-68) em sua primeira saída no Oceano Pacífico, foram apresentados no filme.


Neste filme o navio e o seu grupo aéreo (Wing Air Carrier na época o Nimitz estava com a CVW-8 a bordo) são transportados de volta no tempo até o dia 06 dezembro de 1941, quando eles têm a chance de enfrentar a frota japonesa que esta prestes a atacar Pearl Harbor.

Junto com um belo RF-8G Crusader do VFP-63 (primeira e única vez que uma aeronave deste tipo é mostrada no convés de um porta-aviões da classe Nimitz) "The Final Countdown" apresenta alguns dos F-14 Jolly Rogers, dois desses se encontram em um duelo contra duas réplicas de Zeros japoneses .

As cenas do "encontro imediato" entre os Tomcats e os zeros estão entre os destaques do filme.

Você pode achar o duelo no vídeo abaixo um pouco anacrônico, mas assistir as manobras do Tomcat em toda a sua "graça felina" contra outro lendário warbird da Segunda Guerra Mundial, incomum mas muito legal.





Nenhum comentário:

Postar um comentário