sábado, 30 de março de 2013

64 ANOS DA V BRIGADA AÉREA ARGENTINA

No dia 15 de Março a Força Aérea Argentina comemorou os 64 anos de criação da V Brigada Aérea,na foto abaixo divulgada pela FAA onde podem ser vistos no mesmo hangar dois A-4 um veterano da Guerra das Malvinas/Falklands e outro da versão mais atual utilizados pela V Brigada.


A V Brigada, chamada também de “La Cuna de Halcones” e “Brigada Heroica”, tem uma história cujas atividades aéreas remontam a 1934. Já como V Brigada, essa história começa em 15 de março de 1949, quando o Decreto Nº 6.433 transformou a então Base Aérea Militar em V Brigada Aérea, quando voava bombardeiros pesados quadrimotores Avro Lincoln e Lancaster, de origem britânica.

A visão mais familiar dos jatos de ataque A-4 Skyhawk começou em 1966, quando os primeiros 12 aviões da versão A-4B pousaram na brigada. Mais tarde, a dotação dessa aeronave na unidade chegou a 49 exemplares. Os jatos participaram da Guerra das Malvinas em 1982, a partir das bases de Río Gallegos e San Julián, quando também foram incorporados os modelos A-4C procedentes da IV Brigada Aérea. Aeronaves daquela época são representadas, na imagem acima, pelo A-4 visto no lado esquerdo da foto.

Foi em 1997 que se incorporou à V Brigada a versão modernizada A-4AR Fighting Hawk, que permanecem até hoje em serviço, representando os aviões de combate de tecnologia mais avançada da Força Aérea Argentina. Um exemplar desses jatos é visto no hangar, ao fundo.

Veja abaixo algumas fotos feitas pelo POA SPOTTER no dia 10/08/2012 durante as Comemorações do Centanário da Aviação Militar Argentina em Córdoba:













2 comentários:

  1. excelente publicacion .. GRACIAS POR ACORDARTE DE NUESTROS HALCONES...:!!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bá Garay os 100 anos da FAA foi um dos melhores eventos que já fui. Organização, local para as fotos, acesso e quantidade de aviões... Espetacular...

      Excluir