As ações da Gol dispararam 10,63% nesta segunda-feira (1º), para R$ 12,80, antes do anúncio da companhia de investir R$ 6 bilhões na compra de 60 aviões Boeing para modernizar sua frota.
O pregão da Bovespa fechou às 17h e o anúncio foi feito apenas às 18h, mas o mercado já especulava, durante a sessão, sobre um possível anúncio que seria realizado depois do expediente.
Houve novos boatos sobre uma possível compra da Gol pela Qatar Airlines e sob a expectativa de estímulos governamentais ao setor.
Os papéis da companhia chegaram a cair 3,11%, às 10h24, quando iniciou a reverter a tendência de queda e passou a subir com força até o fechamento.
A Bovespa fechou em alta de 0,67%, a 59.570 pontos, após ter subido 1,76% durante o dia.
O pregão da Bovespa fechou às 17h e o anúncio foi feito apenas às 18h, mas o mercado já especulava, durante a sessão, sobre um possível anúncio que seria realizado depois do expediente.
Houve novos boatos sobre uma possível compra da Gol pela Qatar Airlines e sob a expectativa de estímulos governamentais ao setor.
Os papéis da companhia chegaram a cair 3,11%, às 10h24, quando iniciou a reverter a tendência de queda e passou a subir com força até o fechamento.
A Bovespa fechou em alta de 0,67%, a 59.570 pontos, após ter subido 1,76% durante o dia.
Agora à noite, a Gol anunciou que vai adquirir 60 novos jatos Boeing 737 MAX 8, nova geração dos jatos de apenas um corredor da fabricante americana. O preço de tabela do modelo é de US$ 100,5 milhões.
Os motores mais eficientes do MAX garantem uma redução do consumo de combustível de 13% na comparação com modelos atuais do 737, segundo a fabricante.
Os motores mais eficientes do MAX garantem uma redução do consumo de combustível de 13% na comparação com modelos atuais do 737, segundo a fabricante.
SUBSTITUIÇÃO DA FROTA
Com a assinatura do contrato de compra, a Gol vai assegurar o recebimento de 10 aviões em 2017 - ano em que o jato entrará em operação. No ano seguinte, serão mais 30. Os 20 restantes serão entregues em 2019.
As últimas entregas da atual carteira de pedidos da Gol junto à fabricante americana termina em 2016. Com a aquisição, a Gol garante a manutenção da idade média de sua frota, de sete anos.
No final do segundo trimestre deste ano, a Gol e a Webjet tinham em operação 124 aeronaves Boieng 737-700 e 800 NGs, com idade média de 7,3 anos, e 23 aeronaves Boeing 737-300, com idade média de 20 anos. Os 737-300, usados pela Webjet, estão sendo gradualmente substituídos.
As últimas entregas da atual carteira de pedidos da Gol junto à fabricante americana termina em 2016. Com a aquisição, a Gol garante a manutenção da idade média de sua frota, de sete anos.
No final do segundo trimestre deste ano, a Gol e a Webjet tinham em operação 124 aeronaves Boieng 737-700 e 800 NGs, com idade média de 7,3 anos, e 23 aeronaves Boeing 737-300, com idade média de 20 anos. Os 737-300, usados pela Webjet, estão sendo gradualmente substituídos.
CONCORRÊNCIA COM A TAM
Se demorasse mais tempo para fechar o pedido, a Gol perderia a chance de receber o primeiro lote em 2017, ficando em desvantagem em relação a seu principal concorrente doméstico, a TAM - que opera jatos da Airbus.
A TAM encomendou 22 Airbus-A320 NEO, modelo com motor 15% mais eficientes do que os A320 atuais, com entregas previstas entre 2016 e 2018.
A TAM encomendou 22 Airbus-A320 NEO, modelo com motor 15% mais eficientes do que os A320 atuais, com entregas previstas entre 2016 e 2018.
BOEING 737-8 MAX
Com o anúncio da Gol, a carteira de encomendas da Boeing com o MAX, que era de 664 aviões, passa para 724. O avião começará a ser produzido em 2015 na fábrica de Renton, região da grande Seattle, nos EUA, com o voo de certificação previsto para 2016.
O presidente da Gol, Paulo Sérgio Kakinoff, segura maquete do Boeing 737-8 MAX.
FONTE: FOLHA DE SÃO PAULO
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