segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Mais sobre os A-29 da Esquadrilha da Fumaça

Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após aproximadamente de 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.


T-27 Tucano
A-29 Super Tucano
Fabricante:
Embraer
Embraer
Emprego
Treinamento
Caça, Ataque e Treinamento
Motorização
Turbohélice Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 Shp
Turbohélice Pratt & Whitney Canada PT6A-68C de 1.600 Shp
Envergadura:
11,14 m
11,14 m
Comprimento:
9,86 m
11,30 m
Altura:
3,40 m
3,97 m
Peso vazio:
1.810 Kg
3.200 kg
Peso máximo:
3.175 Kg
5.400 kg
Velocidade máxima:
457 Km/h
590 km/h
Altitude máxima:
9.936 m
10.665 m







Os A-29 Super Tucano do EDA vão receber uma nova pintura, conforme ilustração acima. Fonte: FAB


ENTREVISTA – Manobras foram testadas com sucesso em Natal, no ano passado.

No passado, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial da operações da unidade, participou dessa preparação. Leia entrevista:

Agência Força Aérea – Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?

Major-Aviador Alexandre Ribeiro – O T-27 é mais leve que o A-29 e por isso é mais “dócil” para pilotar. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Estas duas características ajudarão sobremaneira a pilotagem do Super Tucano na “Esquadrilha da Fumaça”.

Agência Força Aérea – A apresentação vai ser a mesma?

Major-Aviador Alexandre – Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual “display” de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso Lancevak.

Agência Força Aérea – E a segurança?

Major-Aviador Alexandre – Sempre procuramos mais segurança e este avião possuí um moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o “horizonte artificial” apresentado no display na altura de visão do piloto (“head up display”). Para as acrobacias há a necessidade de se visualizar o horizonte para “desenharmos o céu”, mas nem sempre o céu esta azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29 o “horizonte” esta lá, mesmo nestes dias e lugares!

Agência Força Aérea – O que significa esse momento de transição?

Major-Aviador Alexandre – Vida longa ao EDA.

Fonte: Agência Força Aérea

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