Com 60 anos, o Esquadrão de Demonstração Aérea já voou aviões T-6, T-24 e T-25, além dos T-27 Tucanos recebidos em 1983. Em 2002, após uma parada de dois anos para revisão das aeronaves, a Esquadrilha substituiu o antigo esquema de cores em vermelho e branco por um novo que utiliza as cores da bandeira do Brasil. A chegada dos A-29 também coincide com o fim da vida útil dos Tucanos, após aproximadamente de 2.300 demonstrações com esse tipo de aeronave.
T-27 Tucano
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A-29 Super Tucano
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Fabricante:
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Embraer
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Embraer
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Emprego
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Treinamento
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Caça, Ataque e Treinamento
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Motorização
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Turbohélice
Pratt & Whitney PT6A-25C de 750 Shp
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Turbohélice Pratt & Whitney Canada
PT6A-68C de 1.600 Shp
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Envergadura:
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11,14 m
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11,14 m
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Comprimento:
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9,86 m
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11,30 m
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Altura:
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3,40 m
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3,97 m
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Peso vazio:
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1.810 Kg
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3.200 kg
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Peso máximo:
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3.175 Kg
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5.400 kg
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Velocidade máxima:
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457 Km/h
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590 km/h
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Altitude máxima:
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9.936 m
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10.665 m
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Os A-29 Super Tucano do EDA vão receber uma nova pintura, conforme ilustração acima. Fonte: FAB
ENTREVISTA – Manobras foram testadas com sucesso em Natal, no ano passado.
No passado, pilotos da Esquadrilha da Fumaça testaram com êxito todas as manobras acrobáticas na aeronave A-29 Super Tucano. O Major-Aviador Alexandre Ribeiro, oficial da operações da unidade, participou dessa preparação. Leia entrevista:
Agência Força Aérea – Dá para comparar o Tucano com o Super Tucano?
Major-Aviador Alexandre Ribeiro – O T-27 é mais leve que o A-29 e por isso é mais “dócil” para pilotar. Porém, o A-29 apresenta uma grande superioridade de potência, além da aviônica de ponta. Estas duas características ajudarão sobremaneira a pilotagem do Super Tucano na “Esquadrilha da Fumaça”.
Agência Força Aérea – A apresentação vai ser a mesma?
Major-Aviador Alexandre – Durante a avaliação do A-29 em Natal foram realizadas com sucesso todas as manobras do atual “display” de demonstração do EDA. Sobre as novas manobras já posso afirmar que o Super Tucano é capaz de proporcionar a volta do nosso famoso Lancevak.
Agência Força Aérea – E a segurança?
Major-Aviador Alexandre – Sempre procuramos mais segurança e este avião possuí um moderno sistema de avisos que facilita a ação do piloto durante o gerenciamento de alguma pane. Outro item que muito nos agradou foi o “horizonte artificial” apresentado no display na altura de visão do piloto (“head up display”). Para as acrobacias há a necessidade de se visualizar o horizonte para “desenharmos o céu”, mas nem sempre o céu esta azul ou o horizonte é de fácil definição como num dia nublado num horizonte montanhoso. No A-29 o “horizonte” esta lá, mesmo nestes dias e lugares!
Agência Força Aérea – O que significa esse momento de transição?
Major-Aviador Alexandre – Vida longa ao EDA.
Fonte: Agência Força Aérea
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