domingo, 25 de novembro de 2012

POUSO E DECOLAGEM DO J-15 NO PORTA-AVIÕES LIAONING




Embora ainda esteja a décadas de distância de atingir uma capacidade de combate comparável a da Marinha dos EUA, o Exército e Marinha Popular de Libertação da China está tentando preencher a lacuna muito rapidamente.

De acordo com Alert5, o primeiro pouso enganchado no Liaoning ocorreu em 21 de outubro com um J-15 pilotado por um piloto de teste.

Em 20 de novembro, PLANAF (People Liberation Army Navy Air Force) realizou o pouso enganchado bem-sucedido pela primeira vez no Liaoning, com um Shenyang J-15, caça multirole considerado de geração "4.5" (com base na fuselagem Su-33 desenvolvido com tecnologia chinesa).

Em 23 de novembro, as operações de vôo sobre o porta-aviões envolveram dois pilotos da PLANAF.

Comprado em 1998, o porta-aviões da Classe Kutznesov de 60.000 toneladas, anteriormente denominado "Varyag", vai ser usado para testar e qualificar pilotos chineses na versão navalizada do J-15, bem como para testar e validar procedimentos, equipamentos para um futuro porta-aviões (não esperado antes de 2020).

Assim, não só a China é atualmente o único país conhecido por desenvolver dois caças stealth simultaneamente (o J-20 e J-31), mas os pousos bem-sucedidos em Liaoning colocam sua Marinha no caminho certo para um futuro papel como potência marítima capaz a representar uma ameaça para as forças navais dos EUA no teatro da Ásia-Pacífico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário