segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

FORÇA AÉREA BRASILEIRA MONTA "PONTE AÉREA" COM H-60L BLACKHAWKS ENTRE SANTA MARIA E PORTO ALEGRE

Desde a manhã desse domingo de tristeza no Rio Grande do Sul, helicópteros Sikorsky H-60L Black Hawks do 5°/8° Grupo de Aviação, o "Esquadrão Pantera" da Força Aérea Brasileira, vem realizando uma verdadeira ponte aérea entre a cidade de Santa Maria e Porto Alegre. Os helicópteros participam do transporte de feridos do incêndio ocorrido na madrugada do dia 27 de janeiro em Santa Maria, Rio Grande do Sul.





O incêndio na boate Kiss, que matou até o momento 248 pessoas e deixou mais de 100 feridas, mobilizou várias aeronaves da FAB, incluindo C-97 Brasília, C-95 Bandeirante, C-98 Caravan e C-130 Hercules, que transportaram equipes médicas, equipamentos e militares para a cidade do interior do Rio Grande do Sul.




Mas uma operação de apoio foi montada com cinco helicópteros H-60L Black Hawks, que saiam da Base Aérea de Santa Maria sempre com dois pacientes com queimaduras, e pousavam num campo de futebol no Parque Farroupilha em Porto Alegre, ao lado do Hospital de Pronto Socorro (HPS), especializado no atendimento médico a pacientes com queimaduras.





As aeronaves faziam o translado em cerca de 40 minutos entre as duas cidades, e uma equipe médica, de bombeiros e de apoio aguardavam no solo. Após o pouso, em menos de 10 minutos os helicópteros partiam novamente para Santa Maria, mas desse vez levando médicos e enfermeiros especializados em vítimas com queimaduras, cirurgiões e legistas. O tempo médio entre um voo e outro era de 20 minutos.

Foram 14 voos no total, transportando 24 feridos. Os Black Hawks foram usados também para transportar feridos para outras localidades, demonstrando a rápida implantação do esquadrão nessa importante missão de ajuda.

As outras aeronaves da FAB auxiliaram com o transporte de equipes médicas, como o C-130 Hercules da FAB que trouxe uma equipe médica multidisciplinar do Hospital de Força Aérea do Galeão, localizado no Rio de Janeiro, composta de cirurgião plástico especializado em queimados, cirurgião geral, médico intensivista, equipe de enfermeiros especializados em tratamento de queimados e material de suprimento médico e cirúrgico referente às necessidades do ocorrido.

O C-97 Brasília "Pégaso 18" da Base Aérea de Canoas transportou uma equipe médica do Hospital de Aeronáutica de Canoas, localizado no Rio Grande do Sul, composta de psicólogos, médicos e enfermeiros que apoiam a equipe de legistas em Santa Maria, além de se somarem àqueles profissionais que prestam apoio às famílias das vítimas.

De Brasília partiu uma aeronave Embraer C-99 que transportou uma equipe de técnicos e peritos do Ministério da Integração Nacional, e que agora permanece de prontidão na Base Aérea de Santa Maria, com tripulação e equipe à postos.

A FAB ainda informou que seis militares do efetivo da Base Aérea de Santa Maria (BASM) foram vitimados no incêndio. Destes, cinco faleceram.



Aproveitamos para informar que em Santa Maria pode ser feita a doação de água, papel higiênico, máscaras, álcool gel, sacos de lixo, cartolina, pincel atômico, gelo, isopor, café, açúcar, barra de cereal e luvas.

As doações de sangue para as vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, continuam necessárias. Quem for da região e quiser doar sangue, deve se dirigir ao Hemocentro Regional de Santa Maria, localizado na Alameda Santiago do Chile, 35, bairro Nossa Senhora das Dores. O Hemocentro de Porto Alegre não recebe doações neste domingo e o HPS pede que os interessados em doar sangue em Porto Alegre procurem o hospital a partir de segunda-feira, dia 28.


Nota dos Editores: Essa matéria foi escrita pelo amigo Fernando Valduga do site Cavok Brasil e nos do POA SPOTTER, contribuímos com as imagens da operação dos helicópteros Black Hawks em Porto Alegre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário